domingo, 13 de março de 2011

CHÁ BENEFICENTE - PRECISANDO DE ALGUMAS DICAS





Boa noite, amigos leitores.
Hoje venho aqui pedir a vossa ajuda, pois pretendo organizar um Chá Beneficente para ajudar um orfanato que sobrevive com pequenas doações de pessoas generosas, graças a Deus, mas ainda assim com muitas carências de todo o tipo.
Meses atrás, através do Facebook promovi a Campanha do Agasalho e os resultados foram bastante satisfatórios. Mas quero e posso sempre fazer mais, como qualquer um de nós, por isso, conversando com algumas amigas que estão sempre dispostas a ajudar, às quais eu agradeço de todo coração, surgiu a ideia de um chá beneficente. Achei ótimo. Porém, nunca organizei nenhum e queria muito que desse tudo certo. Por isso peço a vossa ajuda, caso já tenham participado de algum, ouvido falar ou até, quem sabe, já tenham promovido um evento dessa natureza.
Bem, o espaço já está garantido. Tenho uma amiga que trabalha num hotel e que se prontificou a ajudar desta forma. Maravilha, não acham? Considero um bom começo.
Mas, e o resto?
A decoração?
A disposição das mesas?
Deve ter uma musiquinha ambiente?
Há necessidade de serem feitos convites impressos?
E os convites devem ser cobrados?
O que servir? 
Qual o horário mais adequado? (Este é, particularmente, um pequeno problema pois para quem não sabe moro em Angola e aqui o calor está aquela coisa, portanto, chá e temperaturas beirando os 40º não combinam lá muito. E aí, chá gelado?)
Devo pedir aos convidados que façam doações em dinheiro ou em géneros? Preferia essa última opção, mas aí seria melhor determinar o que exatamente o orfanato mais precisa, certo?
Pensei na ideia de termos também algumas coisas gostosas para vender, como bolos e sobremesas. Eu mesma posso fazer várias e conto com a ajuda de algumas amigas que têm umas mãos de fadas para essas guloseimas.
Bem, é isso. 
Estou meia perdida. Já dei uma olhada rápida na internet mas não encontrei nada que me satisfizesse, entretanto, decidi pedir a vossa ajuda através do blog.
E então, alguém pode me dar alguma dica?
Eu agradeço muito, desde já.
Beijo na sua alma.

13 comentários:

Marion Lemos disse...

Olá querida amiga,
parabéns pela iniciativa, uma acção altruísta de ajudar o próximo!...
Acredito que conseguiu o principal,
o espaço necessário.
Pense em coisas
simples.. no ambiente decorado com simplicidade e aconchego.. uma música suave e bem baixinho.. incenso para perfumar o ambiente..
chá gelado, ou suco.. quanto a parte financeira.. peça objetos necessários ao orfanato.. não sou a favor de dinheiro.. acredito que as pessoas ficarão mais felizes doando objetos necessários.
Espero que tenha ajudado um pouquinho.
Sucesso e felicidades!
Linda noite!
Grata pela agradável visita, fiquei muito feliz!

Gratidão!

Um beijo na alma.

Marion

Angel disse...

Oi Marion, obrigada eu por ter vindo deixar aqui a sua palavra. Valeu mesmo.
Beijo meu.
Angel.

Rydi disse...

Amiga, tenho dom pra isso só tá meio enferrujado. Acredita que organizei um festão aos 14 anos de idade? fora outras coisas e meu casamento também :), a decoradora só acatou as ordens hahahaha.
Vou tentar te ajudar.
1-Vc precisa saber que tipo de público você quer atrair, A,B,C etc.Porque cardápio, decoração e etc, dependerá disso.
2-Quantas pessoas você quer e podem participar, vc tem que levar em conta o tamanho do lugar, quantas pessoas cabem nesse lugar.
3-Você já tem as pessoas que serão convidadas ou vai ser aberto para o público em geral? Se tiver, terá que fazer convite individual, senão, não precisa, mas precisará de folders de propaganda. Só leve em consideração que tudo deve ser feito com muita economia, o certo é vc correr atrás de patrocínio de gráficas que possam fazer isso grátis pra vc, em troca de colocarem o slogan e telefone para contatos.
3-Baseado em tudo ai em cima, vc precisa fazer o balanço de gastos e lucros. Quanto você pode gastar e quanto será o lucro, baseado na quantidade de pessoas.Claro que se vcs conseguirem tudo em doações(comida,convites,decoração etc) não precisará, mas precisam ter uma única pessoa ou duas, responsáveis pelas vendas e caixa, que seja de confiança também. A melhor maneira de vc arrecadar dinheiro é invés de vender por prato, vc pode vender a entrada ou o convite. Você pode vender convites ou deixar em aberto no dia para quem quiser ir de última hora e comprar a entrada. Não sei qual a moeda da Angola, mas por exemplo, vende um convite de 25 reais e a pessoa come à vontade, se a comida for toda doada, só terá lucro, vc faz os convites e delega por exemplo 10 pra fulano vender,10 pra ciclano e antes do dia do chá vc precisa acertar as contas com as pessoas que venderam os convites, assim é bom porque pelo menos vc já vai ter uma idéia de quantas pessoas irão no dia.
4-Não é porque o nome é chá beneficente que vc terá que servir chá, se seu público for A, talvez sim, mas senão, você pode fazer um cardápio do que vcs acham gostoso comer em festas, como salgadinhos, tortas, pode ter refrigerante e etc.
5-Se trata de um chá beneficente, então corra atrás de patrocínio, se vcs gastarem muito com a festa, melhor doar pra creché.Vc também pode deixar em aberto que está aceitando doações de roupas e etc, para as crianças, a pessoa pode comprar o convite, mas nada impede que eles doem aquele sapato que já ficou perdido no filho, deixe claro que sejam coisas em bom estado.Não esqueça de separar uma sala para colocar as doações, pois se as coisas ficarem amontoadas no meio das pessoas, causa desorganização.E que tenham pessoas responsáveis pelas salas também.
6-A decoração pode ser muito simples mas com um toque de dedicação e capricho. Não sei se na Angola existem associações de mulhres artesãs e etc, corra atrás das associações, elas sempre fazem tudo muito caprichado e baratinho, nesse caso compensa pagar, uma mão lava a outra. Escolha apenas um arranjo para cada mesa, toalhas de mesa e toalhas para as mesas onde estarão os pratos. Pode colocar alguns vasos de flores espalhados pelo ambiente, mas dê preferência à flores regionais e que vcs possam fazer, pois decoração com flores é sempre muito cara.
7-Como atração, vc pode pode convidar grupos de dança, ou cantores que queiram ajudar fazendo show de graça lógico, isso é vantagem, porque ajuda à divulgar o trabalho deles.
8-Não se esqueça da louça, se seu grupo for A, terá que ter coisas de vidro, se for tudo misturado, vc pode usar descartável mesmo, se puder escolha os copos que tem algum desenho, ou coloridos, claro que tudo combinando com a decoração.
9-No mais vc pode pedir tudo em patrocínio, geralmente empresários só pedem em troca a divulgação da empresa.
Vou até copiar esse post, nunca tinha escrito nada sobre XD.
Amiga acho que esqueci alguma coisa, mas se precisar só perguntar.

bjssss

Maria José disse...

Olá amiga. Belíssima iniciativa. Um ato de caridade deve ser feito com o coração. A simplicidade é a melhor opção. Não se preocupe... está doando amor e receberá a devida recompensa. Beijos e sucesso.

Angel disse...

Ridy, amiga, as suas dicas são preciosas. Ajudaram muito, muito mesmo. Obrigada de todo o coração.
Pode deixar que qualquer coisa mais, eu peço socorro.
A data ainda não está marcada, mas deve ser ainda durante este mês de Março. Quem sabe se depois eu não faço um post com fotos para mostrar como foi. E eu espero que corra tudo bem, porque o objectivo mesmo é angariar fundos para o orfanato.
Beijo, querida, e obrigada mais uma vez.
Angel.

Angel disse...

Maria José, querida amiga, obrigada.
Um beijo carinhoso na sua alma.
Angel.

Rosalino disse...

Não sei ajudar não. Nunca fiz um cha de beneficiencia. Só cá vim agradecer por esse teu gesto.
Embora não conheça em questão para onde vais direccionar a ajuda, sei que será decerto muito bem-vinda.
Mulheres de grande alma têm grande coração também :)
Muitos parabéns mais uma vez pela iniciativa

Rosalino

Angel disse...

Muito grata, Rosalino.
Obrigada pela tua visita.
Luz e Paz.
Angel.

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Angel querida,

Concordo com tudo que minha amadíssima Marion falou.
Além de todas estas dicas que você recebeu, procure ouvir sua intuição e seu coração.
E Parabéns pela atitude.
Um grande beijo em seu coração!!!

LILIANE disse...

Angel.
as dicas da Rydi me pareceram ótimas.
opte pelo simples, além de mais barato é mais funcional.
estou torcendo por você, viu.
bjs

Angel disse...

Lú, obrigada amiga, vou tentar fazer o melhor, seguindo a minha intuição como você diz.

Liliane, as dicas da Ridy são tudo de bom, e eu vou tirar proveito delas de com absoluta certeza.

Beijos, e obrigada a todos pelo apoio.

Angel.

monica disse...

Faço sempre chá para ajudar os animais doentes que estão nas ruas da cidade.Porém nosso chá cobramos por pessoa e essa tem direito a concorrer a 10 prêmios maiores e cinquenta prêmios menores. Oferecemos: 2 tipos de chá gelado(erva cidreira e de pêssego com mate) 2 tipos de bolo, 2 tipos de salgado.São deixados nas mesas em pratos descartável e o chá os voluntários passam servindo nas mesas com as jarras. Qualquer dúvida: Sopral2005@yahoo.com.br
cãorinhosos abraços,
Mônica

Mariana disse...

Adoro o chá e agora que estou doente bebe todos os dias com mel e algo gostoso de pedidosja para comer porque não posso cozinhar.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...