domingo, 21 de novembro de 2010

SEGREDOS DA FELICIDADE



Eu não tenho a menor pretensão de ser a detentora dos Segredos da Felicidade, mas felizmente posso dizer que já aprendi, com a própria vida, algumas coisas que considero essenciais e que podem fazer a diferença na vida de qualquer pessoa. Para muito melhor.

Resolvi fazer essa postagem inspirada por aquelas pessoas que passam a vida a reclamar de tudo e mais alguma coisa.

Tudo bem, eu sei que muitas coisas não estão bem no mundo. Estão de cabeça para baixo, e muita coisa está errada mesmo. Aqui, então, debatemo-nos com problemas básicos como o abastecimento de água potável que muitas vezes falha, a distribuição de energia eléctrica que é mais do que precária o que nos obriga a fazer dos geradores bens de primeira necessidade, o transito caótico que as vezes dá vontade de abandonar o carro e seguir a pé de tão frustrante que é ficar ali preso dentro do carro a ser consumido pelos nervos, mas ... mesmo assim, a mim faz-me confusão ver que existem pessoas tão negativas, tão pessimistas, tão prontas sempre a apontar o dedo, a criticar, a reclamar, a queixarem-se da vida.

Muitos poderão até não entender o meu ponto de vista, mas eu acredito que tudo aquilo que interiorizarmos e aceitamos como verdade, materializa-se. Simples assim. Então, se uma pessoa tem um determinado problema, um chefe chato e insuportável, por exemplo, e passar o tempo todo a queixar-se dele, a lamentar-se, a interiorizar que ele é insuportavelmente chato, mais ainda ele será dia após dia. Porque o semelhante, meus amigos, atrai o semelhante. A nossa mente, cria a nossa realidade, cria as experiências pelas quais passamos. Ou seja, cada um de nós é responsável por aquilo que atrai.

Eu sei que é mais do que difícil aceitar isto como verdade, chega a ser duro, até. Mas é a mais pura verdade. E querem saber de uma coisa? Eu posso citar vários exemplos de coisas que eu pratico diariamente e que provam que toda essa teoria é mais do que comprovadamente certa.

Todos sabemos que nesta cidade, como em muitas outras capitais mundiais, ainda que por motivos diferentes dos nossos, estacionar o carro em certos lugares e em certos horários é bastante problemático. Foi aí que eu decidi fazer um teste e comecei a interiorizar, ainda a caminho de tal lugar, que não importa o trânsito nem quantos carros estivessem ali estacionados, eu encontraria a minha vaga a minha espera. E não é que deu certo? Podem acreditar e começar já a praticar. É muito raro o dia em que não encontro um lugarzinho para estacionar, seja onde for.

Pensar positivo, é mais do que importante. É essencial, é saudável, é o segredo para a felicidade. E tal como dei esse exemplo, poderia citar outros relativos a outras situações, mas eu acredito que tenha dado para entender o X da questão.

A mensagem que eu quero passar hoje, meus amigos, é que em vez de se concentrarem nos problemas, que se concentrem nas soluções. Não no negativo, mas no positivo.

Não estou a dizer que fechemos os olhos ao monte de coisas absurdas e erradas que acontecem todos os dias ao nosso redor e no resto do mundo. Não! Participar, tomar conhecimento, debater, opinar, é uma coisa. Mas não faça da sua vida um rio de lamentações porque desta forma os problemas jamais irão embora. Tristeza atrai tristeza. Alegria atrai alegria, então viva com mais alegria.

Está demasiado transito? Aproveite para relaxar como puder, ouça aquele CD maravilhoso, pense em coisas boas, sonhe acordado, não importa. Só não entra naquela sintonia em que quase todos a sua volta estão a vibrar " maldito trânsito" porque ele não vai melhorar por causa disso. Mas se fizer o que eu sugeri não se admire se de repente, quase que por milagre, os caminhos se abrirem diante de si e o levarem direitinho até ao seu destino. É justamente isso que acontece comigo.

Mais uma vez repito, pode até pensar que é brincadeira, mas as vezes quando estou parada naqueles terríveis engarrafamentos, eu simplesmente me acalmo, concentro-me e começo a pensar que os carros começam a andar, o transito a fluir e ... adivinhem? Não preciso nem dizer, não é?

Experimentem essas técnicas. Testem no vosso dia-a-dia e verão por vocês mesmos como dá resultado.

Além disso, eu tenho que dizer uma coisa. Nós somos pessoas previlegiadas, que usufruímos de todas as condições básicas e mais algumas para viver, temos saúde, filhos, amigos, alguns de nós até conhecemos alguns lugares no mundo, lugares lindos onde muita gente nunca foi e talvez nunca irá, enfim, temos tantas e tão grandes motivos para sermos felizes, mas mesmo assim existem pessoas que  não vivem um dia, um só dia, sem reclamar de alguma coisa. Eu peço, nessa hora, por favor, lembre-se que existem pessoas que têm motivos de verdade para reclamar da vida, pessoas que não têm casa, que não ganham o bastante para ter comida suficiente ou de qualidade para alimentar os filhos, que não podem pagar uma boa escola, comprar um brinquedo no Natal. Pessoas que passam fome, frio, necessidades e humilhações. Pessoas a quem a sociedade vira as costas porque é mais fácil fazer de conta que elas não existem, e não raras vezes, meus amigos, essas pessoas são mais felizes que nós. Mais alegres, mais sábias, porque elas dão valor a vida, apesar dos pesares. E muitas são tão dignas e admiráveis que lutam tão bravamente e com tanta Fé que dão a volta por cima, justamente por conseguirem ser positivas quando tinham tudo para mergulhar fundo, bem fundo, no desespero do negativismo.

Agradeça pelo dom da Vida. Pense que cada coisa tem a sua razão de ser. Que nada é por acaso. Pense e reflicta na Lei da Causa e Efeito, na Lei do Retorno. Pense em todas as razões que tem para ser feliz, e faça com que as mesmas se multipliquem. Não faça o contrário. Siga a Luz, abandone as sombras e eu desafio-o a vir me dizer se tudo isso deu ou não deu resultado na sua vida. Mas não vale brincar, tem que ser sério. É preciso levar a peito, acreditar e seguir em frente sem olhar para trás. Então, repito, comece por agradecer. Agradeça, agradeça, agradeça. Quanto mais agradecemos pelas coisas boas que temos ou que nos acontecem, mais dessas mesmas coisas estamos a atrair para as nossas vidas. Olhe para cima, para o céu, e agradeça sempre, todas as vezes que se lembrar, a começar pelo dom maior que é a própria vida.

Beijos angelicais :)

4 comentários:

Mahria disse...

É incrível mesmo com a positividade faz efeito. Eu não sou tão positiva assim como você e as vezes reclamo, murmuro. Mais reconheço que quanto mais reclamamos mais difíceis as coisas ficam. É precisa pensar bem e alto.

Bjs
Mah

Anônimo disse...

Kumas, entendo o que queres dizer mas fala a sério... é mesmo difícil ficar calma perante a muita coisa. Mas como disseste somos pessoas previlegiadas :).

Como se diz, a vida não é justa, mas é boa na mesma.É curta demais para ser disperdiçada atoa.

Temos de tentar não levar as coisas tão a sério. Deus nunca nos dá mais do que podemos suportar ;)

Beijinhos ... lindo e verdadeiro texto de reflexão.

Débora disse...

Oi Mah, saudades de você :)
Obrigada, adoro as suas visitas.
Insista e persista no positivo e tudo dará certo.
Mais beijos da Angel :)

Débora disse...

Kumas, minha kumas, bom demais da conta ter-te aqui a visitar o meu cantinho :) tks de milhões, tá?
E olha, é isso mesmo. Somos seres humanos, temos emoções a flor da pele e muitas vezes erramos, é normal, mas o bom mesmo é ter a consciência de que tudo pode ser melhor. Basta a gente querer.
Mil beijos, meu amor.
Beijos da Angel.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...